WhatsApp

Observatório do Sindienergia-RS

Renove os hábitos, renove as energias

Biometano Sul: transformando resíduos em energia renovável

Nesta segunda (15) foi inaugurada em Minas do Leão, na região carbonífera do estado, a Biometano Sul, a maior planta de biometano do Rio Grande do Sul. Instalada em área da Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRVR), a usina receberá resíduos de 85 municípios e tem capacidade de gerar, diariamente, o equivalente a mais de 12 mil botijões de gás.

O empreendimento representa um marco na transição energética gaúcha. O que antes era visto como lixo ou problema pelas comunidades, agora se transforma em energia renovável, evidenciando o potencial do biometano como uma solução energética.

“Esse é um marco muito importante para o Estado, é um projeto que está altamente relacionado à economia circular, porque os resíduos gerados pela sociedade, antes vistos como passivo, começam agora, a partir deste projeto, a serem vistos como ativo, atributo ambiental, gerando valor, economia circular e sustentabilidade”, avalia Rafael Salamoni, Diretor Operacional CRVR/Biotérmica/Biometano Sul e Vice presidente do Sindienergia-RS.

O projeto recebeu um investimento em torno de R$ 150 milhões, com apoio importante do Estado do Rio Grande do Sul e promete ser apenas um primeiro passo. A capacidade produtiva inicial é de 66 mil m³ por dia, com possibilidade de expansão para até 200 mil m³/dia, o que pode representar cerca de 10% do consumo de gás do Estado.

Entre as responsáveis pelo projeto está a Arpoador Energia, empresa associada ao Sindienergia-RS. Com expertise no desenvolvimento de projetos e negócios no setor de energia, a consultoria promete entregar soluções personalizadas, inovadoras e sustentáveis, utilizando tecnologia de ponta e gerando valor para seus clientes.

Reconhecemos e nos orgulhamos do papel das nossas associadas na construção de um setor energético mais sustentável, inovador, competitivo e transformador e reafirmamos o nosso compromisso de representar e fortalecer toda a cadeia de energia no Rio Grande do Sul.