Movimentações no RS quanto à energia eólica offshore se intensificam

Empresas buscam apoio do governo, firmam parcerias e participarão de encontro para discutir o tema

O ano de 2023 tem verificado importantes ações na área de energia eólica offshore (no mar) no Rio Grande do Sul. Neste primeiro semestre, já houve o Hidrogênio Verde e Eólicas Offshore/Nearshore.

A diretora de Operações e Sustentabilidade do sindicato, Daniela Cardeal, destaca que será um encontro de negócios e que abordará assuntos relevantes para essa área (como regulação, licenciamento ambiental, mercado, entre outros). Ela salienta que o tópico da energia eólica offshore transcorre paralelamente aos da transição energética e da produção de hidrogênio verde (que precisa de uma fonte de energia renovável para ser gerado).

Participarão do encontro na capital gaúcha representantes de empresas, governos, Ibama, Marinha, consultorias ambientais, entre outros. “Precisamos começar a desenvolver uma estrutura, uma cadeia de suprimentos para o setor”, defende Daniela. O presidente do Sindienergia-RS acrescenta que é preciso que o Estado estabeleça uma posição sobre esse tipo de geração de energia. “A ideia é firmar o Rio Grande do Sul como estado offshore”, finaliza Sari.

Texto por: Jornal do Comércio