WhatsApp

Observatório do Sindienergia-RS

Renove os hábitos, renove as energias

Saiba mais sobre a 1° Edição do Fórum de Energia do Mercosul

Nos dias 2 e 3 de julho, participamos da coprodução do Fórum de Energia do Mercosul, iniciativa da Escola da Energia realizada em parceria com a PUCRS, o TECNOPUC e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul. O evento reuniu especialistas, representantes do setor público e privado, organizações da sociedade civil e centros de pesquisa para debater os caminhos da transição energética na região.

A programação do Fórum propôs reflexões sobre o papel do Mercosul na consolidação de uma matriz energética renovável, segura e integrada. Ao longo dos dois dias de atividades, foram abordados temas como desafios regulatórios e harmonização de legislações; modelos de financiamento e viabilidade econômica; transparência, engajamento público e aceitação social; descarbonização da mineração; adaptação do planejamento energético às mudanças climáticas e eventos extremos; integração de critérios ESG nas políticas públicas e projetos energéticos regionais; além de aplicações de inteligência artificial e internet das coisas na operação de redes elétricas inteligentes, por exemplo. 

Para enriquecer esse debate, o evento contou com a presença de nomes expressivos do ecossistema energético do Mercosul, como o Diretor de Energia do Estado do RS, Rodrigo Huguenin; a Líder de Desarrollo del Mercado da XM Compañía Expertos en Mercados (Colômbia), Diana María Pérez Orozco; o economista Jorge Arbache, professor da UnB e ex-vice-presidente de Setor Privado do CAF; o presidente da Associação Brasileira de Energia Limpa (ABRAGEL), Charles Lenz; e a presidente voluntária do Sindienergia-RS, Daniela Cardeal, que participou ativamente dos painéis, reforçando o compromisso da entidade com a construção coletiva de soluções sustentáveis para o setor.

Durante o painel que participou, Karin Corrêa, Diretora Técnica e Coordenadora do Comitê de Feminino do Sindienergia-RS (COFEM) enfatizou a importância de trazermos conceitos com linguagem acessível "a equidade nos convida a tratar diferente aquilo que é diferente e entender que nessas diferenças é que esta nossa riqueza, seja ao falar de pessoas, ou falar de fontes de energia. O ODS 07 - Energia Limpa, nos convida a esse olhar para que de fato nossa matriz, que já é renovável, seja mantida e ampliada com a devida segurança energética".

O Mercosul tem se posicionado como protagonista na promoção de energias renováveis e integração energética na América do Sul. Países do bloco vêm implementando políticas e investimentos focados em tecnologia renovável, além da integração de redes elétricas e gasodutos regionais. Acreditamos que eventos como o Fórum de Energia do Mercosul reforçam o protagonismo do Rio Grande do Sul e do Brasil no debate internacional sobre energias renováveis e integração energética.

Seguimos comprometidos com a articulação entre setor produtivo, academia,  poder público e demais atores para o fortalecimento da transição energética justa e inclusiva em nosso território e além das fronteiras.