Sindienergia-RS assina “Parceria Portos Verdes” na Holanda

A Holanda e o Brasil firmaram a parceria “Portos Verdes”, no dia 10 de maio, envolvendo o Rio Grande do Sul, Paraná e Ceará. O objetivo é acelerar a transição energética nos dois países, com destaque para a infraestrutura, logística e transporte portuário do hidrogênio e sistemas de energia verde. O Sindicato das Indústrias de Energias Renováveis do Rio Grande do Sul (Sindienergia-RS) participou do evento de assinatura, em Roterdã.

“Sabemos que o Brasil tem uma dimensão continental e possibilidades grandes de operação, não só de exportação de hidrogênio verde, mas também da produção que ele possibilita, como amônia e fertilizante. Devemos colocar nesse contexto o Rio Grande do Sul com a sua importância na cadeia do agronegócio”, afirmou o presidente do Sindicato das Indústrias de Energias Renováveis do Rio Grande do Sul (Sindienergia-RS), Guilherme Sari, que esteve na cerimônia de assinatura, na Holanda. A iniciativa prevê três anos de colaborações e atividades comerciais, envolvendo os portos de Rio Grande (RS), Paranaguá (PR) e Pecém (CE) “

O Sindienergia, uma entidade privada que representa a indústria, foi convidada a participar da construção dessa parceria que busca o desenvolvimento econômico e social por meio das energias renováveis e do fortalecimento dos portos. “Criamos essa relação e queremos levar uma operação para o Rio Grande do Sul, em parceria com o Porto de Roterdã e a Rotterdam Partners. Esse é o nosso papel e desafio para fazer com que isso realmente aconteça. Os próximos passos vão ser importantes para consolidar esse objetivo”, destacou Guilherme Sari.

Segundo ele, desde 2021, a diretoria do Sindienergia-RS vem conversando e estruturando essa interação com a Holanda, por meio de reuniões e missões promovidas pelos representantes dos governos holandês e gaúcho, além do próprio setor de energia. Sari salientou a importância de a iniciativa envolver os setores públicos e privados para o avanço consistente do setor de energias renováveis e portos. “Temos tido importantes parcerias com NBSO Porto Alegre, RVO, Portos RS, Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do RS (Sema) e Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RS (Sedec)”, destacou.

A comitiva brasileira esteve presente na Holanda com entidades industriais e setoriais, empresas e representantes de governos dos três Estados envolvidos na parceria. O presidente Sindienergia-RS, Guilherme Sari, participou da cerimônia e do evento World Hydrogen Summit & Exhibition.

A cooperação foi possibilitada pela Rotterdam Partners, o Porto de Roterdã, o Ministério de Comércio Exterior e Cooperação para o Desenvolvimento da Holanda, a Rede Diplomática Econômica da Holanda no Brasil e a Agência Empresarial da Holanda (RVO).

CORREDOR VERDE - A inauguração da parceria ocorreu, simultaneamente, no Brasil e contou com a presença do primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, e de chefes de estado do lado brasileiro e holandês, no Ceará. Com a assinatura, o Complexo do Pecém (CE) e o Porto de Roterdã criam um corredor de ponta a ponta da cadeia de suprimentos para hidrogênio verde, incluindo produção no Pecém e recebimento e distribuição no Porto de Roterdã, para atender à demanda nos Países Baixos e em outros países da Europa.

“Portos são a base da economia neerlandesa, mas também da competitividade ao redor do mundo. Já somos tradicionalmente vistos como um portal de acesso à Europa, para vários tipos de produtos. Roterdã e o Pecém também podem legitimamente se denominar o portal de acesso ao Hidrogênio para a Europa. O Brasil está diante de uma oportunidade excepcional para fortalecer o seu setor marítimo”, disse o primeiro-ministro da Holanda.

“O Brasil também é um dos líderes de exportação de commodities e o volume total de cargas está crescendo. Então, esta é uma oportunidade fantástica. A Holanda, com sua expertise em portos e logística, está buscando cooperar, e é o que já estamos fazendo, e de hoje em diante faremos muito mais juntos. O hidrogênio verde não é uma tecnologia do futuro distante, é do presente, está acontecendo agora. Estamos estabelecendo o alicerce do futuro na economia verde”, enfatizou Mark Rutte.

Texto: Sindienergia-RS