Encontro de Investidores do Setor Eólico: O protagonismo do Rio Grande do Sul na transição energética
O Sindicato das Indústrias de Energias Renováveis do Rio Grande do Sul - Sindienergia-RS promoveu o Encontro de Investidores do Setor de Energia Eólica, realizado nesta quarta-feira, 11 de dezembro, na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS). O evento reuniu autoridades, empresários, investidores nacionais e internacionais e representantes de diversas entidades, fortalecendo a importância do setor para o desenvolvimento sustentável e a transição energética do Estado.
A realização do evento foi um marco para o fortalecimento do setor eólico no estado, buscando atrair investimentos e fomentar a geração de energia limpa, alinhada aos desafios globais de descarbonização. Além das discussões sobre a energia eólica, o evento foi uma oportunidade para estreitar laços entre o setor público e privado, contando com a presença do Governador do Estado Eduardo Leite, do Presidente Cláudio Bier, da FIERGS, dos secretários do Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, e do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, do Presidente da Frente Parlamentar Pró Energias Renováveis, Frederico Antunes, do presidente do Invest RS, Rafael Prikladnicki, do Presidente da Fepam, Renato Chagas, do Presidente do BRDE, Ranolfo Vieira Júnior e do gerente executivo da Nordex Brasil, Robertison Brito, do Presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, além da Presidente do Sindienergia-RS, Daniela Cardeal e do diretor de eólicas, Guilherme Sari.
Entre os principais resultados do encontro, destaca-se a assinatura do Protocolo de Intenções entre a Portos RS e o Sindienergia-RS para o projeto Porto Verde. A iniciativa visa integrar a geração de energia eólica aos portos gaúchos, com a realização de estudos ambientais e o planejamento de plataformas eólicas no Porto de Rio Grande, inspirados em modelos bem-sucedidos de países como Bélgica e Holanda.
Outro momento significativo foi a assinatura de um Non-Disclosure Agreement (NDA) entre o Sindienergia-RS, NBX, BlueAspiration e NIEEPIE. Este compromisso estabelece a doação de um equipamento de medição de ventos (LiDAR flutuante) para a realização de estudos que irão monitorar as condições de vento e do mar no Estado, essencial para a obtenção de dados mais precisos para determinar o potencial das áreas para a instalação de parques eólicos offshore.
O evento também contou com a participação de figuras de destaque do setor empresarial, como Delphine Vazquez, diretora de Brand Home & Experiences da CHANDON do Brasil, e Catherine Petit, diretora-geral da Moët Hennessy e Chandon Brasil, que marcaram presença no encontro, reafirmando o apoio do setor privado às iniciativas sustentáveis e à transição energética.
O Sindienergia-RS segue liderando o movimento para posicionar o Rio Grande do Sul como protagonista na transição para uma matriz energética mais sustentável. O evento reforçou a capacidade do estado em atrair novos negócios e gerar oportunidades, ao mesmo tempo em que contribui para a preservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida da população gaúcha.
Confira a galeria de fotos completa abaixo
https://drive.google.com/drive/folders/1qS7ICefcjiReyIXNZfwYO0RjYH4l2g3r?usp=sharing