WhatsApp

Observatório do Sindienergia-RS

Renove os hábitos, renove as energias

Wind of Change 2025 consolida o RS como protagonista da transição energética no Brasil

A segunda edição do Wind of Change chegou ao fim reafirmando o protagonismo do Rio Grande do Sul na transição energética brasileira. Realizado nos dias 2 e 3 de abril, em Porto Alegre, o evento promovido pelo Sindienergia-RS em parceria com a VIEX se consolidou como um dos fóruns mais relevantes do setor de energias renováveis no Brasil.

Ao longo de dois dias de debates, networking e apresentações estratégicas, autoridades, investidores, especialistas e representantes internacionais discutiram os desafios e oportunidades de uma matriz energética mais limpa, justa e inovadora. Um dos grandes marcos do evento foi a apresentação de um estudo inédito sobre o potencial de implantação de parques eólicos offshore na costa gaúcha, conduzido pela oceanógrafa Clarissa Araujo (WSP Brasil), em parceria com o Sindienergia-RS, a Portos RS e um grupo de empresas. A pesquisa identificou três cenários possíveis e apontou duas áreas prioritárias de alta favorabilidade, localizadas no litoral norte e sul do Estado, totalizando mais de 7 mil km².

Outro destaque foi a recente aprovação da Lei 15.097/2025, que regulamenta a exploração de energia elétrica no mar. Aliada ao fato de o RS liderar em número de projetos eólicos offshore em análise no Ibama, a nova legislação reforça a posição de vanguarda do estado no tema. Segundo Tetsu Koike, diretor do Ministério de Portos e Aeroportos, essa regulamentação é essencial para destravar os investimentos:

“Sem essa regulamentação, nenhum investimento em geração eólica offshore será possível. A partir dela, será possível aos investidores entenderem os comandos, tempos e movimentos para se organizarem. É o start de todo o processo — um caminho crítico”, pontuou.

Koike também destacou o valor do evento como espaço de escuta e articulação entre diferentes atores:

“Foi possível compreender os diferentes pontos de vista — de investidores, órgãos públicos e empresas — sobre a importância estratégica dos portos e do transporte de apoio marítimo. E, inversamente, antecipar impactos sobre o modelo portuário e as oportunidades para a economia portuária”, completou.

 

Cooperação internacional e articulação estratégica

O Wind of Change 2025 contou com uma expressiva presença internacional. Representantes dos Países Baixos, Bélgica, Japão, País Basco e Estados Unidos participaram ativamente de debates sobre infraestrutura, regulação e inovação. A cooperação com os Países Baixos, em especial, foi celebrada, com destaque para o projeto Green Ports Partnership.

Para a presidente do Sindienergia-RS, Daniela Cardeal, o evento simboliza o amadurecimento da atuação do sindicato no cenário nacional. Segundo ela, o Wind of Change 2025 reafirma o Sindienergia-RS como entidade de referência no fomento à transição energética, ao promover a cooperação internacional, atrair investimentos, estimular debates estratégicos e lançar projetos e estudos inovadores que contribuem diretamente para o avanço do setor. A edição deste ano, em especial, destacou a força do diálogo entre esferas públicas e privadas, nacionais e internacionais, consolidando o Rio Grande do Sul como um polo articulador no desenvolvimento de soluções energéticas sustentáveis.

Com essa construção coletiva de ideias, agendas e conexões, o Wind of Change 2025 encerra sua segunda edição não apenas projetando o Rio Grande do Sul como um território promissor, mas consolidando-o como protagonista do movimento de transformação energética no Brasil.